"O que vou fazer, então? Vou orar com o meu espírito, mas também vou orar com a minha interligência; vou cantar com o meu espírito, mas também vou cantar com a minha inteligência." 1 Co 14:15

Muitas critãos muitas vezes reclamam que suas orações não são respondidas, e muitas vezes não nos damo conta de que estamos orando da forma errada. Entendi isso quando li na carta do apóstolo Paulo aos Corintios , que , devemos orar com o nosso espírito , ou seja , de coração , em espíirito e em vedade, mas também devemos orar com a nossa inteligência. Cemecei a tentar orar com inteligência, mas o Espírito Santo me guiou e fez meus olhor sautarem para esse trecho abaixo extraído do Livro BOM DIA ESPÍRITO SANTO , do autor BENNY HINN (pag. 102 a 104).

"Os Passos da Oração são Sete.

O primeiro é a confissão.

Se quer que fogo do Céu caia, começe confessando quem é Deus.Comece reconhecendo quem Deus é. Abraão o chamou de "o Senhor, o Deus altíssimo, o que possui os céus e a terra "
(Gen. 14:22). Comece por declarar o poder do Todo poderoso. Elias começou sua oração no Monte Carmelo com as palavras: Senhor, Deus de Abrão, de Isaque e de Israel" (1 Rs 18:36).

O nível seguinte da oração é a súplica.

Simplismente "apresente seu pedido ao Senhor". Este passo é infelizmente aquele que as pessoas costumam passar tempo demais. Toda a sua vida de oração parece concentrar-se em necessidades e desejos. É claro que os seus problemas pessoais são dignos de atenção de Deus, mas depois de falar deles, não está na hora do "Amém". O melhor ainda está por vir.

O terceiro passo é a adoração.

Esse deve ser um período de absoluta beleza e culto. Amá-Lo. Adorá-Lo. Ele pode começar com as palavras "Jesus, eu Te amo". Repentinamente, você sente a presença do Espírito Santo e horas mais tarde olha no relógio e não acredita que o tempo passou tão depressa.

Quarto, há um tempo de intimidade.

Lembre-se, o Espírito Santo jamias irá forçar a Sua presença sobre você.Ele não faz exigências quanto a sua vida de oração. Mas se você disser, _ Ajuda-me a orar_ Ele está pronto para responder.A intimidade não é um ponto para começar. Nem é possível passar por cima dos primeiros passas para chegar a este.

O quinto nível da oração é a intercessão.

Jesus disse que o Espírito nos revelaria coisas. Quando você convida o Espírito para ajudá-lo a orar, Ele não focaliza suas necessidades e dejesos egoístas. Nada disso! O foco é externo. Mas não pense que esse é um período de alegria e adoração.
Quero adivertir a você. É impossível chegar ao ponto de intercessão num picar de olhos. Ela não vem instataneamente, por ser associação com Deus que requer um relacionamento profundo e intensamente pessoal. O Espírito Santo guia a sua vida de oração passo a passo.Isso não aconteceu comigo no primeiro dia , no segundo ou no terceiro.Levou pelo menos seis meses para que eu entrasse nas profundezas da oração. A Escritura nos ensina que se fomos fiéis nas pequenas coisas, Deus nos dará mais. É isso que Ele faz. Ele é o Pai perfeito. O mestre perfeito.

O sexto passo na oração é o agradecimento.

Paulo escreveu: "Graças a Deus que nos dará a vitória por intermédio do nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Co 15:57)
Por último, o sétimo passo na oração é o louvor. Algumas vezes eu canto. Outra falos em linguagem espiritual. Mas do fundo do meu ser minha atitude é de louvor total. É a forma mais pura de louvor que experimentei."